Lição da Escola Sabatina - 2º Trimestre de 2006

 

O Espírito Santo

 

 

Lição 4 – A promessa do Espírito Santo

 

 

 

‘Outro Consolador’ (João 14:16) viria para tomar o lugar de Jesus. Até aquele tempo, Jesus tinha estado com os discípulos e tinha sido seu ajudador em toda emergência. Mas agora, outra pessoa viria para tomar Seu lugar.” (Lição, pág. 47 – Grifo acrescentado).

 

 

Seria realmente “Outro Consolador” uma outra Pessoa?

 

 

Disse Jesus:

 

Se me amais, guardareis meus mandamentos. E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco, o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não no vê, nem o conhece, vós o conheceis, porque ele habita convosco e estará em vós.” (João 14:15-17).

 

Jesus disse bem claramente que ele enviaria outro Consolador para confortar Seus seguidores depois de Sua partida.

 

Vamos dar uma olhada em um verso diferente em se que usa a palavra outro:

 

“E o Espírito do Senhor se apossará de ti, e profetizarás com eles e tu serás mudado em outro homem. ... Sucedeu, pois, que, virando-se ele para despedir-se de Samuel, Deus lhe mudou o coração; e todos esses sinais se deram naquele mesmo dia.” (I Samuel 10:6,9)

 

Saul tornou-se outro homem, fisicamente ele era ainda a mesma pessoa. Sua experiência o fez outro homem.

 

Jesus não terminou a conversa com o verso dezessete. No próximo verso ele explica bem claramente:

 

Não vos deixarei órfãos, voltarei para vós outros” (João 14:18)

 

Jesus disse que Ele voltaria para Seus discípulos como um outro Consolador. Esta é a forma mais apropriada que a Bíblia claramente conta-nos como outro Consolador. A palavra Grega parakletos, traduzida “Consolador” é usada 5 vezes na Bíblia. Quatro vezes a palavra é traduzida por “Consolador” e a outra vez traduz-se por “Advogado”. A bíblia nos mostra claramente aqui QUEM é o Consolador:

 

“Filhinhos meus, estas cousas vos escrevo para que não pequeis. Se, todavia, alguém pecar, temos um advogado/Consolador (parakletos) junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo” (I João 2:1)

 

Deus tem claramente revelado que Jesus Cristo é nosso Consolador.

 

O Senhor é esse Espírito

 

Espere um minuto, a Bíblia não diz que o Consolador é o Espírito Santo? (João 14:26) Sim, com certeza. Quem é o Espírito Santo? A inspiração declara:

 

“Ora, o Senhor é o Espírito; e, onde está o Espírito do Senhor, aí está a liberdade, aí há liberdade.” (II Coríntios 3:17)

 

O Senhor é esse Espírito, quem ainda é o Senhor?

 

“Todavia, para nós há um só Deus, o Pai de quem são todas as cousas e para quem existimos; e um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual são todas as cousas, e nós também, por ele.” (I Coríntios 8:6)

 

Isto poderia ser expresso em uma equação matemática como a seguir:

 

Jesus Cristo = o Senhor

O Senhor = esse Espírito

Então: Jesus Cristo = esse Espírito

 

Quem é nosso Consolador?

 

A Bíblia diz que nosso Consolador é Jesus Cristo, único capaz consolar-nos em todas nossas tentações porque Ele foi tentado como nós:

 

“Pois naquilo que ele mesmo sofreu, tendo sido tentado, é poderoso para socorrer os que são tentados” (Hebreus 2:18).

 

O Espírito Santo era pra vir e convencer o mundo do pecado:

 

“Quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo” (João 16:8)

 

É Jesus, depois de Sua ressurreição, quem vem a nós para deixarmos o pecado.

 

“Tendo Deus ressuscitado o seu Servo, enviou-o primeiramente a vós outros para vos abençoar, no sentido de que cada um se aparte das suas perversidades” (Atos 3:26).

 

Alguns talvez digam de imediato: “Jesus se referiu ao Consolador como ‘ele’ como se referindo a outra pessoa!

 

Na época de Cristo não era incomum falar de si mesmo na terceira pessoa. Você pode encontrar este estilo de expressão no Novo Testamento:

 

Então , lhes falou Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que o Filho nada pode fazer de si mesmo, senão somente aquilo que vir fazer o Pai; porque tudo o que este fizer, o Filho também semelhantemente o faz. Porque o Pai ama ao Filho, e lhe mostra tudo o que faz, e maiores obras do que estas lhe mostrarão, para que vos maravilheis. Pois assim como o Pai ressuscita e vivifica os mortos, assim também o Filho vivifica aqueles a quem quer. E o Pai a ninguém julga, mas ao filho confiou todo o julgamento,” (João 5:19-22)

 

Jesus falou de Si mesmo na terceira pessoa.

 

Fonte: Truth Seekers Ministries, HC 64 Box 128 B – Welch, Wes Virgínia 24801 USA Phone: (304) 732-9204 E-mail: berean@smyrna.org ou www.Present-Truth.net.

 

 

Um estudo bíblico bem simples

 

A tradução da Bíblia na Linguagem de Hoje não é tão fiel ao texto original das Escrituras quanto gostaríamos, porque parafraseia algumas expressões do período bíblico com o objetivo de atualizá-las, tornando-as mais compreensíveis ao homem moderno. O problema é que, nesses momentos, as convicções pessoais dos tradutores podem interferir na escolha das palavras e favorecer doutrinas não-bíblicas.

 

Apesar disso e mesmo sabendo da óbvia tendência trinitariana desses profissionais, cremos que uma simples leitura de todo o capítulo 14 do Evangelho de João, em linguagem atual e sem as divisões em versículos acrescentadas posteriormente ao texto bíblico original para agilizar a localização das passagens, possa facilitar ainda mais o entendimento correto desse texto, tantas vezes mencionado em defesa da trindade:

 

Jesus disse:

— Não fiquem aflitos. Creiam em Deus e creiam também em mim.

[Note a distinção que faz entre Deus, o Pai, e Ele, o Filho de Deus.]

 

Na casa do meu Pai há muitos quartos, e eu vou preparar um lugar para vocês.

[O Céu não é a "casa da Trindade", mas a casa de Seu Pai somente...]

 

Se não fosse assim, eu já lhes teria dito. E, depois que eu for e preparar um lugar para vocês, voltarei e os levarei comigo para que onde eu estiver vocês estejam também. E vocês conhecem o caminho para o lugar aonde eu vou.

Então Tomé perguntou:

— Senhor, nós não sabemos aonde é que o senhor vai. Como podemos saber o caminho?

Jesus respondeu:

— Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém pode chegar até o Pai a não ser por mim. Agora que vocês me conhecem, conhecerão também o meu Pai. E desde agora vocês o conhecem e o têm visto.

Filipe disse a Jesus:

— Senhor, mostre-nos o Pai, e assim não precisaremos de mais nada.

[Se existisse realmente uma trindade, este seria um momento ideal para Jesus Cristo dizer: "Não, não, peraí: Tem mais um Deus, além de mim e do Pai, que vocês precisam conhecer..." Mas Ele Se apresentou como o único "caminho" e prosseguiu explicando a completa unidade e exclusiva identificação existente entre Ele e o Pai. Perceba que não há espaço aí para uma terceira pessoa divina.]

 

Jesus respondeu:

— Faz tanto tempo que estou com vocês, Filipe, e você ainda não me conhece? Quem me também o Pai. Por que é que você diz: "Mostre-nos o Pai"? Será que você não crê que eu estou no Pai e que o Pai está em mim?

Então Jesus disse aos discípulos:

O que eu digo a vocês não digo em meu próprio nome; o Pai, que está em mim, é quem faz o seu trabalho.

[Releia o versículo acima, irmão, por favor. Observe que o Espírito Santo, que habitava o interior de Jesus era o próprio Pai e não uma terceira divindade! Como disse posteriormente o apóstolo Paulo, "Deus estava em Cristo, reconciliando consigo o mundo" (2 Coríntios 5:19). Era o próprio Pai quem realizava todos aqueles milagres, através de Cristo. E o Filho de Deus afirmou ainda que o mesmo poderia se dar conosco, uma vez que o mesmo Poder estaria à nossa disposição...]

 

...Creiam no que lhes digo: Eu estou no Pai e o Pai está em mim. Se vocês não crêem por causa das minhas palavras, creiam pelo menos por causa das coisas que eu faço. Eu afirmo a vocês que isto é verdade: Quem crê em mim fará as coisas que eu faço e até maiores do que estas, pois eu vou para o meu Pai. E tudo o que vocês pedirem em meu nome eu farei, a fim de que o Filho revele a natureza gloriosa do Pai. Eu farei qualquer coisa que vocês me pedirem em meu nome.

[Cristo está prometendo que Seus discípulos realizariam as mesmas maravilhas em favor dos necessitados, porque, após a ressurreição, Ele próprio viria também habitar neles, assim como o Pai. Não estava prometendo enviar um "representante" Seu ou o auxílio de um terceiro Deus, mas comprometendo-se a também fazer morada pessoalmente em nós. Ele próprio seria o Outro Auxiliador, da mesma espécie que o Pai, em favor daqueles que obedecessem a Seus mandamentos.]

 

Jesus continuou:

— Se vocês me amam, obedeçam aos meus mandamentos. Eu pedirei ao Pai, e ele lhes dará outro Auxiliador, o Espírito da verdade, para ficar com vocês para sempre. O mundo não pode receber esse Espírito porque não o pode ver, nem conhecer. Mas vocês o conhecem porque ele está com vocês e viverá em vocês.

[Leia de novo, por favor, os trechos sublinhados acima e perceba como Cristo se referia a Si mesmo, quando nos prometeu outro Auxiliador, além do Pai. Primeiro, logo no começo desta conversa, Ele se apresentou como o único Caminho para Deus e a personificação da Verdade. Agora, está identificando o Auxiliador como Seu próprio espírito, o Espírito da Verdade!

E para que não restasse nenhuma dúvida quanto ao modo como estaria espiritualmente próximo aos discípulos após Sua ressurreição com corpo glorificado, acrescentou a explicação: "Ele está COM vocês e viverá EM vocês." Avance na leitura para o verso seguinte e tudo ficará ainda mais claro e evidente.]

 

— Não vou deixá-los abandonados, mas voltarei para ficar com vocês. Daqui a pouco o mundo não me verá mais, mas vocês me verão. E, porque eu vivo, vocês também viverão. Quando chegar aquele dia, vocês ficarão sabendo que eu estou no meu Pai e que vocês estão em mim, assim como eu estou em vocês.

[Observe abaixo que os discípulos aparentemente tiveram uma certa dificuldade para entender com exatidão o que Jesus dizia, mas Ele foi ainda mais específico!]

 

— Quem aceita e obedece aos meus mandamentos prova que me ama. O meu Pai amará aquele que me ama, e eu também o amarei e lhe mostrarei quem sou.

Então Judas, não o Judas Iscariotes, perguntou:

— Senhor, como será possível que o senhor mostre somente a nós e não ao mundo quem o senhor é?

Jesus respondeu:

— Quem me ama obedecerá à minha mensagem, e o meu Pai o amará. E o meu Pai e eu viremos viver com ele. Quem não me ama não obedece à minha mensagem. E a mensagem que vocês estão escutando não é minha, mas do Pai, que me enviou.

[Neste ponto, a versão Almeida, revista e atualizada, é bem mais específica, pois reforça a diferença entre Jesus vivendo com os discípulos e, no futuro, vivendo espiritualmente nos discípulos à semelhança do Pai. “e alguém me ama, guardará a minha palavra; e meu Pai o amará, e viremos para ele e faremos nele morada.”]

 

— Tenho dito isso enquanto estou com vocês. Mas o Auxiliador, o Espírito Santo, que o Pai vai enviar em meu nome, ensinará a vocês todas as coisas e fará com que lembrem de tudo o que eu disse a vocês.

[Limitado por Seu corpo humano, ainda que glorificado após a ressurreição, Cristo não poderia ser onipresente por Si mesmo, mas Ele confiava plenamente na bondade e poder do Pai a quem Ele rogaria e, com certeza, permitir-lhe-ia estar de novo em íntima ligação com os discípulos, habitando também o interior deles e fazendo-lhes lembrar de tudo que lhes dissera durante Seu ministério.]

 

— Deixo com vocês a paz. É a minha paz que eu lhes dou; não lhes dou a paz como o mundo a dá. Não fiquem aflitos, nem tenham medo. Vocês ouviram o que eu disse: "Eu vou, mas voltarei para ficar com vocês." Se vocês me amassem, ficariam alegres, sabendo que vou para o Pai, pois o Pai é mais poderoso do que eu. Digo isso agora, antes que essas coisas aconteçam, para que, quando acontecerem, vocês creiam.

 

[Os comentários em azul foram de Robson Ramos.]

Extraído de www.adventistas.com/maio2003/joao14_simples.htm

 

 

Segundo está escrito no livro Ciência do Bom Viver, págs. 419-422, João, capítulos 14, 15 e 16, são parábolas!

 

Aliás, o próprio livro de João 16:25 diz que os capítulos anteriores (14, 15 e 16) contém linguagem figurada sobre a qual, segundo os princípios da exegese, não podemos basear doutrina. Esse é um erro em que nós, como adventistas, não podemos incorrer, como fazem, apenas por exemplo, os protestantes que baseiam parte de suas doutrinas, como a crença no tormento eterno, em parábolas como a do rico e lázaro, de Lucas 16:19-31.

 

No texto mencionado, Ellen G. White afirma claramente que foi Cristo e não uma terceira pessoa da divindade que cumpriu essa promessa:

 

Estudemos as palavras proferidas por Cristo no cenáculo, na véspera de Sua crucifixão. Aproximava-se a hora de Seu julgamento, e Ele buscou confortar os discípulos, que deviam ser tão rigorosamente provados...

Os discípulos ainda não compreendiam as palavras de Cristo quanto a Sua relação para com Deus. Muito do Seu ensino ainda lhes era obscuro. Cristo desejava que eles tivessem um mais claro, mais distinto conhecimento de Deus.

"Disse-vos isso por parábolas", disse Ele; "chega, porém, a hora em que vos não falarei mais por parábolas, mas abertamente vos falarei acerca do Pai." João 16:25.

Quando, no dia de Pentecoste, o Espírito Santo foi derramado sobre os discípulos, eles entenderam mais claramente as verdades que Jesus lhes dissera por parábolas. Muito dos ensinos que lhes haviam sido um mistério, tornou-se-lhes claro. Mas nem mesmo então receberam os discípulos o pleno cumprimento da promessa de Cristo. Receberam relativamente a Deus todo o conhecimento que lhes era possível suportar, mas o completo cumprimento da promessa de que Cristo lhes havia de mostrar plenamente o Pai estava por vir.A Ciência do Bom Viver, pág. 421 (Para uma melhor compreensão, leia todo o contexto compreendido entre as páginas 419 e 422).

 

 

Como Ellen White entendia o “outro Consolador”?

 

“Cristo disse: 'Convém que Eu vá'. Ninguém teria então qualquer preferência em virtude de sua localização ou contato pessoal com Cristo. O Salvador seria acessível a todos igualmente, espiritualmente, e nesse sentido Ele estaria mais perto de nós do que se não tivesse ascendido às alturas. Agora todos podem ser igualmente favorecidos, contemplando-O e refletindo Seu caráter. Os olhos da fé O vêem sempre presente em toda a Sua bondade, graça, paciência, cortesia, e amor- enfim, em todos os Seus atributos espirituais e divinos. E ao contemplá-Lo, somos  transformados na Sua semelhança.” Meditações 1986, pág. 14 - Review and Herald, 5 de dezembro de 1912.

 

“O fato de que Cristo se manifestaria a eles e no entanto seria invisível ao mundo, era um mistério para os discípulos. Eles não podiam entender as palavras de Cristo em seu sentido espiritual. Pensavam numa manifestação externa, visível. Não podiam admitir o fato de que teriam a presença de Cristo com eles, mas Ele, no entanto, não seria visto pelo mundo. Não entendiam o significado de uma manifestação espiritual.” Meditações 1986, pág. 121.

 

“Cristo declarou que depois de sua ascensão, havia de mandar à Sua igreja, como supremo dom, o Consolador, que lhe devia ocupar o lugar. Esse Consolador é o Espírito Santo -  a alma de Sua vida.  Meditações 1962, pág. 148.

 

A influência do Espírito Santo é a Vida de Cristo na alma. Nós não vemos Cristo,  mas Seu Espírito está tão perto de nós em um lugar como em outro.” Manuscrito 41, 1896.

 

Cristo soprou  sobre os seus discípulos e disse: 'Recebei o Espírito Santo' João 20:22. Este é o grande dom do céu. Por meio do Espírito, Cristo comunicou-lhes sua própria santificação. Imbuí-os do Seu poder, para que pudessem ganhar almas para o evangelho. Daí em diante, Cristo viveria através de suas faculdades e falaria através de suas palavras.” Meditações Matinais 1999. pág. 49.

 

Imbuindo-os de Seu Próprio Espírito Cristo, o Grande Mestre, os está capacitando a realizar boa e importante obra.” Meditações Matinais 1999, pág. 150.

 

“Devemos aplicar-nos a copiar o Modelo, para que o Espírito que habita em Cristo habite em nós. Meditações 1962, pág. 178.

 

“Não existe  Consolador como Cristo, tão terno e tão verdadeiro. Ele se compadece de nossas fraquezas. Seu Espírito fala ao coração.” Meditações 1999, pág. 130.

 

“Estudem o capítulo dezessete de João e aprendam como orar e viver a oração de Cristo. ELE É O CONSOLADOR e habitará em seus corações tornando o seu gozo completo...” Meditações Matinais 1986, pág. 192.

 

 

ATENÇÃO!!! PERIGO!!!

A LIÇÃO ESTÁ UTILIZANDO TEXTOS DE ELLEN WHITE MANIPULADOS E MODIFICADOS NOS LABORATÓRIOS DA ORGANIZAÇÃO!!!

 

 

Vejam o Texto que foi incluído no Estudo Adicional de Sexta-feira (21/04) na página 48 da Lição:

 

O Espírito Santo é o representante de Cristo, mas despojado da personalidade humana, e dela independente. Limitado pela humanidade, Cristo não poderia estar em todo parte em pessoa. Era, portanto, do interesse deles que fosse o Pai, e enviasse o Espírito como Seu sucessor na terra. Ninguém poderia ter então vantagem devido a sua situação ou seu contato pessoal com Cristo. Pelo Espírito, o Salvador seria acessível a todos. Nesse sentido, estaria mais perto deles do que se não subisse ao alto.” – Ellen G.White, O Desejado de Todas as Nações, pág. 669.

 

Este texto é a tradução daquilo que está na pág.669 da versão em inglês:

 

 

Agora vamos comparar com o texto que ela realmente escreveu. Este texto encontra-se no 14º volume da série “Manuscript Releases” (São mais de 20 volumes com escritos de Ellen White, encontrados em seu escritório de trabalho quando ela morreu em 1915).

 

Manuscrito 1084 reproduzido abaixo contém as seguintes informações do White Estate:

 

Escrito em 18 e 19 de fevereiro de 1895, na ‘Norfolk Villa,Prospect Street, Granville, N.S.W. Parte do manuscrito aparenta ser uma carta, mas nós não sabemos a quem teria sido endereçada. Parte parece pertencer ao diário de Ellen G. White.

 

O arquivo é identificado como “Manuscript 5a, de 1895” e só foi liberado pelo White Estate de Washington, D.C., em 16 de agosto de 1984. A data da redação é anterior à publicação do livro “O Desejado de Todas as Nações” (1898).

 

 

Tradução:

 

“Impedido pela humanidade, Cristo não poderia estar em todos os lugares pessoalmente, então foi para vantagem deles (os discípulos) que Ele deveria deixá-los, ir para o Pai, e enviar o Espírito Santo para ser o Seu sucessor na terra. O Espírito Santo é Ele mesmo, despido da personalidade da humanidade e independente dela. Ele Se representaria como estando presente em todos os lugares pelo Seu Espírito, como o Onipresente. ‘Mas o Consolador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome [embora não seja visto por vós],* esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito’ [João 14:26]. ‘Mas eu vos digo a verdade; convém-vos que eu vá, porque, se eu não for, o Consolador não virá para vós outros; se, porém, eu for, eu vo-lo enviarei’ [João 16:7].”

 

* Essa frase foi adicionada por Ellen White

 

Colocando os dois textos lado a lado:

 

Texto Original

Texto Adulterado

1. Impedido pela humanidade, Cristo não poderia estar em todos os lugares pessoalmente, então foi para vantagem deles  que Ele deveria deixá-los, ir para o Pai, e enviar o Espírito Santo para ser o Seu sucessor na terra. 2. O Espírito Santo é Ele mesmo, despido da personalidade da humanidade e independente dela. 3. Ele Se representaria como estando presente em todos os lugares pelo Seu Espírito, como o Onipresente. “Mas o Consolador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome [embora não seja visto por vós], esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito” [João 14:26]. “Mas eu vos digo a verdade; convém-vos que eu vá, porque, se eu não for, o Consolador não virá para vós outros; se, porém, eu for, eu vo-lo enviarei” [João 16:7].*Essa frase foi adicionada por Ellen White

Manuscript Releases Vol.14 , page 23 and 24.

2. O Espírito Santo é o representante de Cristo, mas despido da personalidade da humanidade, e independente dela. 1. Impedido pela humanidade, Cristo não poderia estar pessoalmente em todo lugar. Então era para o interesse deles que Ele deveria ir para o Pai, e enviar o Espírito para ser Seu sucessor na terra. Não poderiam ter alguma vantagem por causa de sua localização ou seu contato pessoal com Cristo. Pelo Espírito o Salvador estaria acessível para todos. Neste sentido Ele estaria mais próximo deles do que se Ele não tivesse ascendido ás alturas.

 

 

 

O Desejado de Todas as Nações, pág. 669.

 

1. Perceba que o texto ORIGINAL (à esquerda) começa com a frase: “impedido pela humanidade”. Mas o texto ADULTERADO (à direita) inicia com a frase: “O Espírito Santo é o representante de Cristo”.

 

A alteração foi a seguinte:

 

A - O início do Parágrafo do texto original 1  (Vermelho) foi transferido para o meio do texto 2 (Vermelho), como “um ponto de continuação”, e não o início de um pensamento.

 

B - E a continuação do parágrafo 2 (Azul) do texto original foi colocada no início do parágrafo no texto adulterado.

 

C - Note que o item 3 (Verde) do texto original, foi propositalmente omitido no texto de O Desejado de Todas as Nações, que foi um livro montado por Marian Davis e outros auxiliares literários de Ellen G. White.

 

Porém a mais expressiva de todas as alterações está na frase:

 

Frase do Texto Original

Frase do Texto Adulterado

The Holy Spirit is Himself

The Holy Spirit is Christ's representative

O Espírito Santo é Ele mesmo

O Espírito Santo é o representante de Cristo

 

Na primeira frase original, deixa claro que Ellen White afirma que o Consolador é o próprio Cristo. Já a frase do D.T.N. deixa transparecer que ela se refere a OUTRO e não a Jesus.

 

O texto original (sem adulteração) esta em harmonia com aquilo que ela escreveu no livro “Patriarcas e Profetas”:

 

“Cristo é chamado a Palavra de Deus, João 1:1-3. Ele é assim chamado porque Deus deu Sua revelação ao homem em todas as épocas através de Cristo. Ele é o Espírito que inspirou os profetas. I Pedro 1:10,11. Ele foi revelado como o Anjo de Jeová, o Capitão das hostes do Senhor, o Arcanjo Miguel.  Patriarchs and prophets, pág. 761, parágrafo 5

 

Agora, compare o texto acima com o que diz II Pedro 1:21: “Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo”.

 

E mais uma vez compare com a frase do texto original (sem adulteração):

 

“O Espírito Santo é Ele mesmo, despido da personalidade da humanidade e independente dela”.

 

 

VOLTAR