Lição da Escola Sabatina - 2º Trimestre de 2006

 

O Espírito Santo

 

 

Lição 7 – Os dons do Espírito Santo

 

 

 

MAIS UM FORTE INDÍCIO DE QUE ELLEN WHITE CRIA QUE O ESPÍRITO SANTO ERA O PRÓPRIO SALVADOR

 

 

Na lição de 4ª feira (10/05/06) encontramos uma citação de Ellen White que mais uma vez evidência que ela, juntamente com os demais pioneiros da igreja adventista, não entendia o Espírito Santo como uma terceira pessoa de uma Trindade, mas sim como o próprio Jesus Cristo em operação dirigindo a igreja nos seus primórdios:

 

As circunstâncias ligadas à separação de Paulo e Barnabé pelo Espírito Santo, para um definido ramo de serviço mostram claramente que Deus opera mediante designados instrumentos em Sua igreja organizada. Anos atrás, quando o propósito divino a respeito de Paulo lhe foi primeiramente revelado pelo próprio Salvador, Paulo foi imediatamente depois posto em contato com os membros da recém-organizada igreja de Damasco. Demais, essa igreja não foi por mais tempo deixada na ignorância quanto à experiência pessoal do fariseu convertido. E agora, que a divina comissão então dada devia ser mais plenamente levada a efeito, o Espírito Santo, dando novamente testemunho a respeito de Paulo como um vaso escolhido para levar o evangelho aos gentios, impôs à igreja a obra de ordená-lo e a seu companheiro de trabalho. - Ellen G. White, Atos dos Apóstolos, págs. 162 e 163. (pág.85 – negrito acrescentado).

 

No primeiro destaque do texto acima lemos:

 

Anos atrás, quando o propósito divino a respeito de Paulo lhe foi primeiramente revelado pelo próprio Salvador

 

Esta declaração é confirmada por aquilo que esta em Atos 9:15:

 

Disse-lhe, porém, o Senhor: Vai! Este é para Mim um vaso escolhido, para levar o Meu nome perante os gentios, os reis e os filhos de Israel.

 

No segundo destaque do texto de Atos dos Apóstolos lemos:

 

E agora, que a divina comissão então dada devia ser mais plenamente levada a efeito, o Espírito Santo, dando novamente testemunho a respeito de Paulo como um vaso escolhido para levar o evangelho aos gentios

 

Esta outra declaração é confirmada por Atos 13:2:

 

Servindo eles ao Senhor, e jejuando, disse o Espírito Santo: Apartai-me a Barnabé e Saulo para a obra a que os tenho chamado.

 

Está bem claro:

 

O “Espírito Santo”, que em Atos 13:2 estava “dando novamente testemunho a respeito de Paulo como o vaso escolhido para levar o evangelho aos gentios”, era o “próprio Salvador” que anos atrás, em Atos 9:15, havia aparecido a Saulo para revelar-lhe “o propósito divino” para sua vida.

 

E ainda querem nos convencer que Ellen White era trinitariana! Só mesmo adulterando aquilo que ela disse. Falando nisto, será que irão também sutilmente modificar este texto de Atos dos Apóstolos? Não duvido nada! Basta nas próximas edições desaparecer com a palavra “novamente”.

 

 

VOLTAR