Lição da Escola Sabatina - 2º Trimestre de 2006

 

O Espírito Santo

 

 

Lição 9 – O Guia do Cristão

 

 

A lição desta semana não apresenta nenhuma novidade, porém ao compararmos os textos bíblicos utilizados temos um quadro bem interessante:

 

O ESPÍRITO

JESUS

Para que esteja convosco para sempre (João 14:16)

E certamente estou convosco todos os dias, até à consumação do século (Mat. 28:20)

O Espírito da verdade (João 14:17)

Eu sou... a verdade (João 14:6)

Habita convosco e estará em vós (João 14:17)

Não vos deixarei órfãos, virei para vós (João 14:18)

Eu em vós (João 14:20)

Testificará de mim (João 15:26)

Nós dizemos o que sabemos, e testificamos o que vimos; contudo, não aceitais o nosso testemunho (João 3:11)

Não falará de si mesmo (João 16:13)

As palavras que eu vos digo, não as digo por mim mesmo. Antes, é o Pai que está em mim... (João 14:10)

Dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará (João 16:13)

Falo como o Pai me ensinou (João 8:28)

 

Porém, não devemos limitar a identificação do Espírito com Jesus, pois tanto o Pai como o Filho partilham do mesmo Espírito (João 10:30; 17:21):

 

O ESPÍRITO

O PAI

Ele me glorificará (João 16:14)

Pai, glorifica-me (João 17:5)

 

Isto explica o fato da Bíblia usar os nomes Espírito Santo, Espírito de Deus e Espírito de Cristo de forma intercambiáveis.

 

No entanto, a atuação de Cristo é destacada:

 

Em todas estas revelações da presença divina, a glória de Deus se manifestava por meio de Cristo. Não somente por ocasião do advento do Salvador, mas através de todos os séculos após a queda e promessa de redenção, ‘Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo’. II Cor. 5:19. Cristo era o fundamento e centro do sistema sacrifical, tanto da era patriarcal como da judaica. Desde o pecado de nossos primeiros pais, não tem havido comunicação direta entre Deus e o homem. O Pai entregou o mundo nas mãos de Cristo, para que por Sua obra mediadora remisse o homem, e reivindicasse a autoridade e santidade da lei de Deus. Toda a comunhão entre o Céu e a raça decaída tem sido por meio de Cristo. Foi o Filho de Deus que fez a nossos primeiros pais a promessa de redenção. Foi Ele que Se revelou aos patriarcas. Adão, Noé, Abraão, Isaque, Jacó e Moisés compreenderam o evangelho. Esperavam a salvação por meio do Substituto e Fiador do homem. Esses santos homens da antiguidade entretinham comunhão com o Salvador que viria ao nosso mundo em carne humana; e alguns falaram com Cristo e os anjos celestiais, face a face. 

    Cristo não somente foi o guia dos hebreus no deserto - o Anjo em quem estava o nome de Jeová, e que, velado na coluna de nuvem, ia diante das hostes - mas foi também Ele que deu a Israel a lei. Por entre a tremenda glória do Sinai, Cristo declarou aos ouvidos de todo o povo os dez preceitos da lei de Seu Pai. Foi Ele que deu a Moisés a lei gravada em tábuas de pedra. 

    Ainda mais: Cristo é chamado o Verbo de Deus. João 1:1-3. É assim chamado porque Deus deu Suas revelações ao homem em todos os tempos por meio de Cristo. Foi o Seu Espírito que inspirou os profetas. I Ped. 1:10 e 11. Ele lhes foi revelado como o Anjo de Jeová, o Capitão do exército do Senhor, o Arcanjo Miguel. Foi Cristo que falou a Seu povo por intermédio dos profetas. Escrevendo à igreja cristã, diz o apóstolo Pedro que os profetas ‘profetizaram da graça que vos foi dada, indagando que tempo ou que ocasião de tempo o Espírito de Cristo, que estava neles, indicava, anteriormente testificando os sofrimentos que a Cristo haviam de vir, e a glória que se lhes havia de seguir’. I Ped. 1:10 e 11. É a voz de Cristo que nos fala através do Antigo Testamento. ‘O testemunho de Jesus é o Espírito de Profecia.’ Apoc. 19:10

    Em Seus ensinos, enquanto Se achava pessoalmente entre os homens, Jesus encaminhava a mente do povo para o Antigo Testamento. Disse Ele aos judeus: ‘Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de Mim testificam.’ João 5:39. Nesse tempo os livros do Antigo Testamento eram a única parte da Bíblia que existia. Outra vez declarou o Filho de Deus: ‘Têm Moisés e os profetas; ouçam-nos.’ E acrescentou: ‘Se não ouvem a Moisés e aos profetas, tampouco acreditarão, ainda que algum dos mortos ressuscite.’ Luc. 16:29 e 31. 

    A lei cerimonial foi dada por Cristo. Mesmo depois que ela não mais devia ser observada, Paulo apresentou-a aos judeus em sua verdadeira posição e valor, mostrando o seu lugar no plano da redenção e sua relação para com a obra de Cristo; e o grande apóstolo declara gloriosa esta lei, digna de seu divino Originador. O serviço solene do santuário tipificava as grandiosas verdades que seriam reveladas durante gerações sucessivas. A nuvem de incenso que ascendia com as orações de Israel, representa a Sua justiça que unicamente pode tornar aceitável a Deus a oração do pecador; a vítima sangrenta sobre o altar do sacrifício, dava testemunho de um Redentor vindouro; e do santo dos santos resplandecia o sinal visível da presença divina. Assim, através de séculos e séculos de trevas e apostasia, a fé se conservou viva no coração dos homens até chegar o tempo para o advento do Messias prometido. 

    Jesus era a luz de Seu povo - a luz do mundo - antes que viesse à Terra sob a forma humana. O primeiro raio de luz a penetrar a sombra em que o pecado envolveu o mundo, veio de Cristo. E dEle tem vindo todo raio da luz celestial que tem incidido sobre os habitantes da Terra. No plano da redenção, Cristo é o Alfa e o Ômega - o Primeiro e o Derradeiro.” Patriarcas e Profetas, 365-367 (os destaques foram acrescentados).

 

Neste tão claro texto de Ellen White onde está a Terceira Pessoa da Trindade?

 

Ellen White nunca foi trinitariana, como querem nos fazer crer os atuais teólogos da IASD, pois não entendia que o Espírito de Cristo (ou Espírito Santo, ou Espírito de Deus) fosse uma Terceira Pessoa divina. Percebam no texto acima que ao mencionar o Espírito de Cristo:

 

Foi o Seu Espírito que inspirou os profetas.”

 

Imediatamente na seqüência explica estar se referindo ao próprio Cristo, o unigênito Filho de Deus, e não a uma outra pessoa divina de uma trindade:

 

Foi Cristo que falou a Seu povo por intermédio dos profetas.”

 

O “Guia do Cristão” (título da lição desta semana) é Jesus Cristo, o Verbo de Deus que revelou todas as verdades das Escrituras, e identificou-se como “o caminho” único para o Pai (João 14:6).

 

VOLTAR