De olho na Lição da Escola Sabatina
Lição 1 (2º Trimestre de
2005)
1) O autor, João Marcos
A
lição nada comentou, mas o Evangelho de Marcos também é chamado por alguns
escritores antigos, como o Evangelho de Pedro. Segundo uma antiga tradição
afirma, Marcos foi um companheiro de Pedro, sendo que este lhe serviu de fonte
para a confecção deste evangelho. Papias, escritor do 2º século, conta que
Pedro fora uma espécie de co-autor deste evangelho. Segundo este e outros
testemunhos antigos, Marcos reproduzira a própria narrativa de Pedro acerca da
vida de Jesus, e até copiara porções inteiras ditadas diretamente pelos lábios
de Pedro.
2) Introdução
A
lição destaca: “O que Marcos quer que o leitor obtenha desde o início é que
Jesus Cristo é o Filho de Deus.”
Logo
mais abaixo (lição de 28/03) encontramos: “Assim, as crenças fundamentais
adventistas do sétimo dia declaram sob o artigo 4: ‘Deus, o Filho Eterno,
encarnou-Se em Jesus Cristo. ... Sendo para sempre verdadeiramente Deus, Ele Se
tornou também verdadeiramente homem, Jesus, o Cristo’ – Nisto Cremos, pág. 56.”
Este
mesmo livro que supostamente deveria trazer as Crenças Fundamentais dos
Adventistas do Sétimo Dia, traz em seu artigo nº 2: “Há um só Deus: Pai,
Filho e Espírito Santo, uma unidade de três Pessoas coeternas. Deus é
imortal, onipotente, onisciente, acima de tudo e sempre presente. Ele é
infinito e está além da compreensão humana, mas é conhecido por meio de Sua
auto-revelação. Para sempre é digno de culto, adoração e serviço por parte de
toda a criação. – Crenças Fundamentais, 2” Nisto Cremos, pág. 31.
O
que todo membro da IASD precisa entender é que as Crenças Fundamentais de sua
igreja nem sempre foram assim tal como lá estão registradas hoje. Foi no ano de
1872 que, pela primeira vez, foi publicado um resumo redigido por Uriah Smith
das principais doutrinas adventistas. Os dois primeiros tópicos eram assim
apresentados:
I. Existe um Deus, pessoal,
um ser espiritual, criador de todas as coisas, onipotente, onisciente e eterno;
infinito em sabedoria, santidade, justiça, bondade, verdade e misericórdia;
imutável e presente em toda parte por seu representante, o Espírito
Santo. Salmos 139:7
II. Que existe um Senhor Jesus Cristo, o Filho do Pai
Eterno, por quem Deus criou todas as coisas, e por quem elas existem; que tomou
sobre si a natureza da semente de Abraão para redenção da nossa raça caída; que
ele viveu entre os homens, cheio de graça e verdade; foi o nosso exemplo,
morreu o nosso sacrifício e ressuscitou para a nossa justificação, acendeu ao
alto para ser o nosso único mediador no santuário do Céu, onde, expia com o seu
sangue os nossos pecados; cuja expiação findou na da cruz em que foi oferecido
em sacrifício; sendo a última parte do seu ofício de sacerdote, como o exemplo
do sacerdócio Levítico que prefigurou o ministério do nosso Senhor no céu.Veja
Lev. 16; Heb. 8:4, 5 ; 9:6,7 em cont.
Em
04 de junho de 1874, este mesmo resumo de Uriah Smith com as principais
doutrinas adventistas foi publicado na edição nº 1 da revista Signs of the
Times, e no ano de 1889 foi registrado no Year Book (Livro Oficial da
IASD). Notem que até então nada existia a respeito do “único Deus em três pessoas
coeternas”. Percebam também que ao mencionar o Espírito Santo é utilizada a
palavra “representante” em letras minúsculas.
Em
1894 estas mesmas Crenças Fundamentais redigidas por Uriah Smith e publicadas
desde 1872, foram aprovadas oficialmente na Assembléia de Battle Creek em 1894,
nesta que foi considerada por LeRoy E. Froom como uma das mais representativas
assembléias, sendo posteriormente repetidas em todos os Year Books publicados
até o ano de 1914 (Este site possui a prova documental de todos estes fatos –
Veja na Parte 2 – Nisto Críamos).
Foi
somente no ano de 1980, na Assembléia Geral de Dallas, que as mudanças que se
instalaram sorrateiramente entre os anos de 1915 e 1931, foram oficialmente
votadas tal como se encontram hoje no livro Nisto Cremos.
É
lamentável hoje ver como o dogma da trindade, recentemente incorporado às
crenças fundamentais dos Adventistas do Sétimo Dia, despersonaliza o Deus Eterno
e o Seu Filho unigênito. De acordo com este dogma o Deus Eterno Criador dos
Céus e da Terra é um Deus triúno que se manifesta nas pessoas do Pai, do Filho
e do Espírito Santo, sendo nenhum dos três é maior do que o outro ou
originou-se antes de outro. Ou seja, na trindade não existe um Deus que é o Pai
de nosso Senhor Jesus Cristo. Os teólogos adventistas trinitarianos dizem que
os termos bíblicos para Pai e Filho são simplesmente figurativos e ilustrativos
(Confira no livro “A Trindade” págs.107-111).
Por outro lado, se você ficar só na Bíblia vai
encontrar:
Apocalipse 3:14
“Ao anjo da igreja em
Laodicéia escreve: Isto diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus”
Provérbios 8:22-30
“O
Senhor me criou como a primeira das suas
obras, o princípio dos seus feitos mais antigos. Desde a eternidade fui
constituída, desde o princípio, antes
de existir a terra. Antes de haver abismos, fui gerada, e
antes ainda de haver fontes cheias d'água. Antes que os montes fossem firmados,
antes dos outeiros eu nasci, quando ele ainda não tinha feito a terra
com seus campos, nem sequer o princípio do pó do mundo. Quando ele preparava os
céus, aí estava eu; quando traçava um círculo sobre a face do abismo, quando
estabelecia o firmamento em cima, quando se firmavam as fontes do abismo,
quando ele fixava ao mar o seu termo, para que as águas não traspassassem o seu
mando, quando traçava os fundamentos da terra, então eu estava ao seu lado como arquiteto;
e era cada dia as suas delícias, alegrando-me perante ele em todo o tempo”
Salmos 2:7,12
“Falarei do decreto do Senhor;
ele me disse: Tu és meu Filho,
hoje te gerei...Beijai o Filho, para que não se ire, e pereçais no caminho; porque em
breve se inflamará a sua ira. Bem-aventurados todos aqueles que nele confiam.”
Atos 13:33
“a qual Deus nos tem cumprido,
a nós, filhos deles, levantando a Jesus, como também está escrito no salmo
segundo: Tu és meu Filho,
hoje te gerei.”
Hebreus 1:5-6
“Pois a qual dos anjos disse
jamais: Tu és meu Filho,
hoje te gerei? E outra vez: Eu
lhe serei Pai, e ele me será Filho? E
outra vez, ao introduzir no mundo o primogênito, diz: E todos os anjos de Deus o adorem.”
Hebreus 5:5
“assim também Cristo não se
glorificou a si mesmo, para se fazer sumo sacerdote, mas o glorificou aquele
que lhe disse: Tu és meu Filho,
hoje te gerei”
João 3:16-18
“Porque Deus amou o mundo de
tal maneira que deu o seu Filho
unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a
vida eterna. Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que julgasse o mundo, mas para
que o mundo fosse salvo por ele. Quem crê nele não é julgado; mas quem não crê,
já está julgado; porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus.”
Colossenses 1:14-15
“em
quem temos a redenção, a saber, a remissão dos pecados; o qual é imagem do Deus
invisível, o primogênito de toda a criação”
João 1:14,18 (BLH)
“E
o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade; e vimos
a sua glória, como a glória do unigênito do Pai...Ninguém
jamais viu a Deus. O Filho unigênito, que está no seio do Pai, este o
deu a conhecer.”
I João 4:9
“Nisto
se manifestou o amor de Deus para conosco: em que Deus enviou seu Filho
unigênito ao mundo, para que por meio dele vivamos.”
Miquéias 5:2
“Mas tu, Belém Efrata, posto
que pequena para estar entre os milhares de Judá, de ti é que me sairá aquele
que há de reinar em Israel, e cujas saídas são desde os tempos antigos,
desde os dias da eternidade.”
Leia também este texto de Ellen White:
“Deus é o Pai de Cristo;
Cristo é o Filho de Deus. A Cristo foi atribuída uma
posição exaltada. Foi feito
igual ao Pai. Cristo participa de todos os desígnios de Deus”. Testemunhos
Seletos. Vol. III. 5ª ed. 1985. p. 266
Caso ainda não tenha se convencido, leia mais os
textos abaixo:
I João 4:15
“Qualquer que confessar que Jesus é o Filho de
Deus, Deus permanece nele, e ele em Deus.”
I João 2:22-26
“Quem é o mentiroso senão aquele
que nega que Jesus é Cristo? Este é o anticristo, o que nega o Pai e o Filho.
Todo aquele que nega o Filho, esse não tem o Pai; aquele que confessa o
Filho tem igualmente o Pai. Permaneça em vós o que ouviste desde o
princípio. Se em vós permanecer o que desde o princípio ouvistes, também permanecereis
vós no Filho e no Pai. E esta é a promessa que ele mesmo nos fez, a vida
eterna. Isto que vos acabo de escrever é acerca dos que vos procuram enganar.”
Não
é por acaso que Marcos inicia seu evangelho com esta verdade suprema:
“Princípio
do evangelho de JESUS CRISTO, FILHO DE DEUS” Marcos 1:1
3) Auxiliar e Comentários Adicionais da edição do professor
pág.13
Lá
lemos: “O batismo também foi importante para Jesus porque nesse momento Ele
foi declarado parte igual da Trindade.”
Onde
está escrito isto na Bíblia? Por aquilo que posso ler em qualquer Bíblia de
qualquer versão, Marcos 1:11 fala que no batismo Jesus foi declarado como o
Filho amado de Deus, o Pai. A afirmação que está na lição não existe na Bíblia!
4) Marcos 1:10
Neste
verso a palavra traduzida por “Espírito” é a palavra grega “Pneuma”. Você que
saber o verdadeiro significado desta palavra na Bíblia? Acompanhe então logo
abaixo a explicação que a própria Lição da Escola Sabatina do 2º trimestre de
1999 deu:
(A imagem pode demorar para
abrir)
Se
o espírito no que diz respeito às criaturas vivas é o fôlego de vida ou a
energia vital que provém de Deus e os matêm vivos, e jamais deve ser entendido
como uma entidade (um ser) inteligente que pode viver independentemente, por
que quando a mesma palavra aparece relacionada ao nome de Deus (Espírito de
Deus ou Espírito Santo), deve ser entendida como um “ser” pessoal fora de Deus,
ou seja, a terceira pessoa da trindade?
Por
que não podemos fazer a mesma analogia e definir a palavra “espírito de Deus”
como o poder (o fôlego, a energia vital) de Deus em ação?
Não
estamos sendo incoerentes ao dizer que a Bíblia ensina que o espírito não é uma
outra pessoa fora dela mesma, e quando a mesma palavra está relacionada com o
nome de Deus, dizermos que é um outro ser ou uma outra entidade divina?
Considero
muito significativo o que está registrado em Atos 10:38:
“Como
Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o espírito Santo e com poder; o
qual andou fazendo o bem e curando a todos os oprimidos do diabo, porque Deus
era com Ele.”
Nele
encontramos uma estreita relação entre o espírito Santo e o poder de Deus,
ambos como a evidência de que o Senhor Deus Eterno estava com Seu Filho
unigênito Jesus Cristo.
5) Estudo Adicional
Vocês
viram a “interessante” indicação para leitura adicional no final da lição? “Leia
‘Explicações Falsas Acerca da Trindade Divina’, de Ellen White, em Evangelismo,
págs. 613-617”
É
mais que notória a preocupação da IASD ultimamente com este assunto. Eles não
perdem tempo e aproveitam qualquer oportunidade para catequizar seus membros
com esta nova “doutrina” votada recentemente em 1980, mas que antes era
criticada, combatida e rejeitada pelos pioneiros da Igreja Adventista (Veja por
você mesmo as declarações dos pioneiros a respeito deste assunto em “Declarações dos Pioneiros”).
Mas
vamos lá! Pegue seu livro Evangelismo e comece fazer a leitura indicada,
lembrando que a verdade não teme a investigação. Para início de conversa, vocês
perceberam onde está inserido este capítulo no livro Evangelismo? Ele
está inserido na seção 18 intitulada “Lidar com a falsa ciência, e com os
falsos cultos, ismos e sociedades secretas”. Não é estranho que os textos de
EGW mais utilizados hoje em defesa da Trindade estejam nesta seção? Se a
Trindade é uma “doutrina” fundamental da IASD (Crença Fundamental nº 2), por
que este capítulo não foi inserido na seção 8 – “Pregar as Verdades
Características”? Por que este capítulo aparece entre capítulos que alertam
contra o panteísmo, espiritismo, fanatismo, extremismo, sociedades secretas e
ensinos errôneos? Se esta “doutrina” sempre foi uma Crença Fundamental para a
IASD, não seria mais natural ver este capítulo entre outros como: a verdade do
2º advento, santuário, sábado, não imortalidade, etc.?
Existe
um mistério ao redor da elaboração deste livro, que mais se assemelha a uma
conspiração. Se você quiser se aprofundar neste assunto, recomendo-lhe a
leitura de toda a Parte 5 do Arquivo X, porém mais
especificamente o sub-título “Teoria da Conspiração”).
Mas
caso não tenha tempo para isso, apenas analise o seguinte:
1)
Este livro é uma compilação montada no ano de 1946, quando todos os pioneiros,
inclusive Ellen White, já estavam mortos;
2)
Foram utilizados material que ela nunca havia enviado para ser publicado
(cartas particulares, supostas pregações que ela teria feito em ocasiões
específicas, e até pedaços de manuscritos de origem duvidosa);
3)
Nem todos estavam de acordo com aquilo que fizeram neste livro;
4)
A tradução para o português é tendenciosa e manipuladora, pois Ellen White
nunca usou em seus escritos o termo “Trinity” (Trindade), mas você encontra no
capítulo indicado, textos contendo esta palavra (na verdade a palavra que está
no original em inglês é “godhead” – divindade);
5)
Dos 14 textos que aparecem neste capítulo, 8 textos falam sobre a divindade do
Filho de Deus, 1 texto alerta contra as definições espiritualistas sobre
divindade, e apenas 5 textos supostamente falam da “Trindade” e da
personalidade do Espírito Santo;
6)
Todos estes 5 textos, sem exceção, possuem problemas, ou de tradução, ou de
confiabilidade quanto a sua legitimidade, ou de interpretação (Para uma análise
mais detalhada de cada um deles, leia o item 2 da Parte 5
do Arquivo X);
7)
Mesmo que estes 5 textos fossem comprovadamente verdadeiros, ainda tem a
questão principal: “A verdade que está na Bíblia”; mesmo que pudesse ser
provado sem a qualquer sombra de dúvida que Ellen White realmente cria e
ensinava o conceito de uma divindade triúna (o que até hoje ninguém conseguiu
fazer), ainda existe a prova de comparar seus escritos com a nossa única regra
de fé e de prática – a Bíblia – “À lei e ao Testemunho! Se eles não falarem
segunda esta palavra, nunca verão a alva” (ou “nunca tiveram iluminação”)
Isaías 8:20. É a Bíblia que deve provar os escritos de Ellen White e não Ellen
White que deve ser usada como intérprete da Bíblia!
Não
é estranho? Somente 5 pequenos textos duvidosos de um lado contra toda a
evidência de centenas de textos Bíblicos cujo ensino pode ser resumidos através
deste verso:
“Todavia,
para nós há um só Deus, o Pai, de quem é tudo e para quem nós vivemos; e um só
Senhor, Jesus Cristo, pelo qual são todas as coisas, e nós também por Ele” I
Coríntios 8:6.
6) Perguntas para Consideração
“1.
Por que um anjo não poderia ter sido nosso Salvador? E se Cristo não fosse Deus
eterno, mas um deus criado por Deus – que diferença faria?”
Resposta:
Como o pecado é uma ofensa feita diretamente ao Criador, um anjo não poderia
ser o nosso Salvador porque ele é uma criatura. Agora, se Cristo fosse o Deus
eterno como pretende o dogma trinitariano, Sua morte na cruz nunca ocorreu de
fato, porque Deus eterno não morre. Para explicar sua morte, os trinitarianos
precisam crer que na encarnação Jesus deixou de ser Deus eterno, ou precisam
fazer uma dicotomia explicando que na cruz apenas morreu a parte humana de
Cristo, mas não a parte divina, pois esta é eterna. Só que se entendermos que
somente a parte humana de Jesus foi que morreu, onde está o supremo sacrifício
do Pai ao enviar Seu Filho? Seu Filho nunca seria separado dEle pela morte,
pois a parte divina ainda continuaria viva juntamente com Ele. Confuso não
acham? Não é mais fácil crer naquilo que a Bíblia ensina?
O único Deus eterno que existe é Deus, o Pai: “Aquele que tem, Ele só, a
imortalidade, e habita na luz inacessível, a quem nenhum dos homens viu nem
pode ver; ao qual seja a honra e poder sempiterno, Amém.” I Timóteo 6:16
O Filho não foi criado, e sim gerado pelo Pai: “Pois a qual dos anjos
disse jamais: Tu és meu Filho, eu hoje Te gerei? E outra vez: Eu lhes serei por
Pai, e Ele me será por Filho? E novamente, ao introduzir o primogênito no
mundo, diz: E todos os anjos de Deus o adorem. E, quanto aos anjos, diz: Quem
de Seus anjos faz ventos, e de seus ministros labaredas de fogo. Mas, do Filho,
diz: Ó Deus, Teu trono subsiste pelos séculos dos séculos, e cetro de equidade
é o cetro do Teu reino.” Hebreus 1:5-8
O Pai concedeu ao Filho que tivesse vida em Si mesmo: “Assim como o Pai tem a
vida em Si mesmo, assim também concedeu ao Filho ter a vida em Si mesmo.” João
5:26
Continuaremos de olho...