De olho na Lição da Escola Sabatina

 

Lição 9  (2º Trimestre de 2005)

 

O item nº 1 do Estudo Indutivo da Bíblia possui uma pergunta que todo Adventista do Sétimo Dia deveria levar bem a sério:

 

Como podemos evitar o destino dos líderes religiosos judeus do tempo de Jesus, que permitiram que seus preconceitos os impedissem de aceitar novas percepções espirituais?” Edição do Professor, pág.117.

 

Os líderes da nação judaica rejeitaram a verdade tal como ela é em Cristo Jesus, pelo fato dela ameaçar a sua pretensa segurança, status e credos. A idéia de um Messias humilde e sofredor estava totalmente fora de seus planos, porém, este não era um conceito novo, pois profetas como Isaías já haviam ensinado esta verdade. Não era Jesus que estava apresentando uma nova verdade ou um novo conceito messiânico, e sim os doutores da lei que haviam forjado uma “outra verdade” que melhor satisfizesse  seus interesses nacionalistas.

 

A história se repete! Qualquer semelhança com a atitude dos atuais líderes da IASD com relação ao conceito dos pioneiros quanto a divindade, não é mera coincidência. Forjaram um novo conceito de Deus totalmente diferente daquele crido e defendido pelos pioneiros desta igreja, e agora se fecham recusando toda e qualquer argumentação bíblica que não coincida com os seus conceitos.

 

A impressão que tenho é que a cada tentativa de defesa que fazem em favor da trindade (artigos em revista, livros, palestras, sermões), parece que fica cada vez mais difícil para a atual liderança assumir uma atitude de humildade na busca sincera e imparcial pela verdade. Para muitos agora, a questão não é mais “Qual é a verdade?”, e sim “Vamos ver quem tem mais força!”.

 

Estou chegando a conclusão que, assim como foram de pouco resultado os confrontos de Jesus com os líderes judeus, igualmente será quase que inútil tentar argumentar com a atual liderança da IASD o conceito não-trinitariano. A liderança atual parece não estar mais preocupada em buscar sinceramente a verdade, pois se estivessem não perseguiriam e ameaçariam com disciplina aqueles que simplesmente estão querendo estudar melhor este assunto em suas igrejas. A preocupação da liderança hoje é em manter seu status de senhores da verdade, mesma que seja à custa da própria verdade.

 

Recebo vários e-mails criticando e condenando a existência do “Arquivo X da IASD”, e muitos vêem o irmão X como um inimigo da IASD, mas tudo que coloquei e coloco no site é a maneira que encontrei de ser sincero com as minhas convicções e consciência. Quem hoje entra em contato com este site não tem noção de como foi difícil para eu deixar de ser trinitariano. Discuti e briguei muito! Foi muito humilhante para mim, um adventista de 4ª geração, formado em teologia, e que sempre bateu no peito dizendo com “santo orgulho” que todas as doutrinas de sua igreja estavam de pleno acordo com a Bíblia, ter que admitir a possibilidade de estar errado. Mas foi somente pela graça de Cristo que pouco a pouco fui me desarmando de meu orgulho denominacional, intelectual e espiritual, e indo em busca da verdade bíblica, por mais dolorosa que esta me poderia parecer.

 

Hoje, continuo em busca da verdade! Não pretendo me fechar fazendo do conhecimento que obtive até agora uma fortaleza inexpugnável. A verdade bíblica tal como ela é em Cristo continua sendo a coisa mais preciosa para a minha vida, até mesmo mais importante que a minha própria vida, pois acima de tudo amo ao Deus que concebeu esta verdade. Se em algum dia no futuro o Senhor através de Seu santo espírito me conceder maior luz que me convença que estou errado, e que a verdade do Deus a quem amo está com os trinitarianos, abandonarei prontamente minha posição atual, pois ser sincero e fiel a luz que o Senhor está permitindo ser derramada em minha vida, sempre será a coisa mais importante para mim.

 

“...Perecem porque não receberam o amor da verdade para se salvarem.” II Tess. 2:10

 

“Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, senão por Mim” João 14:6

 

 

“Examinai tudo. Retende o bem.” I Tessalonicenses 5:21

 

 

 

Continuaremos de olho...

 


VOLTAR