2) Em Defesa da
Trindade
O esforço para defender a
doutrina da trindade veio depois, quando começaram aparecer os primeiros focos
de resistência conservadora. Mais tarde, embora muitos tenham percebido o erro,
circunstancialmente foram obrigados a defendê-lo.
A partir de 1980, por
ordem da Divisão Sul Americana, começaram a disciplinar todos os membros que se
declaravam contra a doutrina da Trindade, ou tão somente promoviam reuniões
domiciliares para o estudo do assunto. Dezenas de Adventistas foram expulsos da
igreja no sul da Bahia e em Fortaleza. Recentemente, dezenas de Adventistas tem
sido expulsos em Brasília, Niterói, São Paulo e em outras várias cidades do
Brasil.
Os membros da igreja
são cortados sem direito de se defenderem, e os pastores violam o Direito
Constitucional do cidadão de promover reuniões, sem sofrer qualquer tipo de
coação.
Nos Estados Unidos, a
política em relação aos opositores da doutrina da Trindade é bastante discreta e
tolerante, pois nenhum pastor ousaria enfrentar as leis dos "Civil
Rights", freqüentemente desconsideradas no Brasil.
E o mais desconcertante
de toda esta história, é o fato de vermos que vários membros estão sendo
removidos da comunhão das Igrejas Adventistas por crerem exatamente como criam
aqueles que a fundaram e a estabeleceram.
Por exemplo, Urias
Smith afirmava:
“Mas com
respeito ao Espírito, a Bíblia usa expressões que não podem se harmonizar com a
idéia que é uma pessoa igual ao Pai e ao Filho. Ao contrário mostra que é uma
divina influência de ambos; o meio pelo qual se fazem representar e pelo qual
se manifesta o poder através de todo o universo, quando não estão pessoalmente
presentes.”
Urias Smith, “In the
Question Chair”, Review and Herald, LXVII (28/10/1890), 664.
Atualmente, se algum
membro disser isto será perseguido, terá seus cargos retirados, seu nome será
levado para a comissão da igreja, e caso não se retrate, será finalmente
removido do rol de membros da igreja (geralmente sem qualquer direito de defesa
perante a igreja).
Neal Wilson
Neal Wilson, presidente da Conferência Geral por ocasião da
Assembléia realizada em Dallas, como que querendo justificar a mudança que lá
foi oficializada, escreveu no prefácio do livro “A Search for Identify” de
George R. Knight:
Tradução:
Uma
Palavra ao Leitor
Tem sido meu privilégio observar e ter parte pessoalmente na procura da identidade
teológica durante 55 dos 150 anos cobertos por esse livro. O escopo deste
estudo e a cuidadosa e sumaria pesquisa do Dr. George Knight me
intriga....................
Esteja seguro em ler todo o livro e não só as seções que lhe chamem à atenção.
Se você fizer assim, eu estou certo que você vai concordar que este livro é o
produto de uma grande pesquisa. Ele é acadêmico, informativo, provocativo e
instrutivo. O autor traça a jornada teológica que a Igreja Adventista
tem..................
No começo o Dr. Knight tem um dilema
hipotético. Ele aponta que a maioria dos fundadores e pioneiros da Igreja
Adventista do Sétimo-dia relutariam em pertencer à igreja hoje, se tivessem que
aceitar as 27 Doutrinas Fundamentais.Nos primeiros dias do desenvolvimento da
denominação "a verdade presente" tem envolvido os mandamentos de
Deus, o Sábado, a mensagem do santuário, a mortalidade da alma, a mensagem dos
3 anjos de Apocalipse 14 e a segunda vinda de Jesus.
Esse livro claramente revela que desde o
começo dos Adventistas do Sétimo-dia, estavam preparados para modificar, mudar,
ou revisar as suas crenças e práticas, se eles pudessem ver uma boa razão para
fazer assim pelas escrituras. É por isso que na introdução do texto das
Doutrinas Fundamentais, diz: “A revisão dessas declarações deve ser esperada na
seção da Conferência Geral quando a igreja é guiada pelo Espírito Santo para o
inteiro entendimento das verdades da Bíblia, para achar uma melhor linguagem
para expressar os ensinamentos de Deus nas Sagradas Escrituras”.
Um dos atuais escolásticos da igreja anotou
que, a mais marcante característica acerca do Adventismo é o fato que “nós
acreditamos que a verdade é progressiva e não estática.” Como resultado disso o
Adventismo continua pesquisando, investigando, escutando, revendo, estudando e
orando, na convicção que Deus vai iluminar, e aumentar o entendimento da
história da salvação. Esse livro reforça o fato que a igreja Adventista do
Sétimo-dia é um movimento profético, com uma mensagem e uma missão profética.
Embora eu pensei que estive razoavelmente bem informado, eu devo admitir que o
Dr. Knight aguçou a minha convicção. Eu fiquei profundamente impressionado pela
síntese das pessoas e assuntos e da forma habilidosa que ele relacionou a
jornada desses 150 anos.
Nas páginas
finais, o Dr. Knight enfatiza o que significa ser um cristão Adventista do
Sétimo-dia. Ele declara que o “o gênio do Adventismo do Sétimo-dia não se
baseia tanto nas doutrinas que o distinguem do que outros cristãos acreditam,
antes é uma combinação do entendimento da estrutura do tema da grande
controvérsia no cerne da apocalíptica do livro da Revelação, discorrendo de
Apocalipse 11:19 até o fim do capítulo 14. É um ponto de vista profético que
distingue os Adventistas do Sétimo-dia de outros Adventistas, outros
sabatistas, e todos os outros cristãos.”
Neal C. Wilson, ex-Presidente
da Conferência Geral dos Adventistas
do Sétimo-dia. (1979-1990)
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