Um livro de 450 páginas
contendo as 27 doutrinas da igreja foi preparado pela Conferência Geral, e
depois de concluído, foi entregue primeiramente a 194 pessoas para fazerem a revisão.
Posteriormente o livro foi entregue para 27 pessoas, sendo que cada uma recebeu
um capítulo para revisar.
É desnecessário
comentar que entre as doutrinas apresentadas neste livro estava a doutrina da
trindade.
Este livro foi
preparado com a finalidade de ser apresentado na Assembléia da Conferência
Geral para ser definitivamente aprovado, tornando-se desta forma as Crenças
Oficiais dos Adventistas do Sétimo Dia.
No ano de 1980 numa
assembléia da Conferência Geral na cidade de Dallas no estado do Texas, foi
finalmente oficializada a doutrina da Trindade.
Esta mudança nas
doutrinas no ano de 1980 é confirmada no livro “The Trinity” (edição em
Inglês):
Tradução começando com a 5a.
linha:
Enquanto o Arianismo e o anti-Trinitarismo foram muito
fortes entre os líderes Adventistas pioneiros, o ponto de vista Trinitariano da
divindade tornou-se um entendimento geral em 1940, senão antes. De fato, os
pontos de vista agora adotados foram votados na declaração oficial das
Doutrinas da Igreja Adventista do Sétimo-dia. A mais recente decisão teve lugar
na Conferência de Dallas, Texas em 1980.
Nas últimas 3 linhas diz o seguinte:
Não unicamente existem notícias de bolsões que revivem o anti-Trinitarismo em várias religiões através da América do Norte, como pela influência da Internet se tem espalhado ao redor do mundo.
("ao redor do mundo"
não está mostrado na imagem)
Mas de que forma
se procederam estas mudanças?
No
dia 24 de maio de 1979 o Pr.Neal Wilson (Presidente da Conferência Geral na época)
publicou na Revista Adventista Americana (Adventist Review) uma Carta Aberta
para a Igreja:
Nesta carta o
presidente Neal Wilson convoca membros e líderes da igreja para resolver algo
que chamou de “dificuldade
em questão teológica” (ver última
linha da 1ª página e início da 2ª página).
Neal Wilson definiu as “dificuldades
teológicas” com o rótulo genérico de “righteousness by faith”
(justificação pela fé). Refere-se a uma agitação que deseja acabar, dizendo
ser “uma inundação de cassetes, brochuras, livros e documentos,
distribuidos através do correio, pelos quais os membros se comunicam, e nunca
chegam ao conhecimento da verdade.”
Pelo conteúdo da convocação, a
comissão que teria apenas dois dias para estudar os chamados “pontos difíceis
da doutrina Adventista”, sabia apenas que o assunto genérico seria “justificação
pela fé” (righteousness by faith).
Neal Wilson termina sua carta de
duas páginas dizendo:
“Nós hoje apelamos para a igreja, que aceite a nossa proposta, abstendo-se de futuras agitações sobre o assunto da justificação pela fé, enquanto direção e ajuda está sendo preparada pelos líderes espirituais. Nós apelamos para que toda a discussão contensiosa sobre esse assunto seja suspensa até que o comitê representativo da igreja, sob a direção do Espírito Santo, possa oferecer ajuda e direção. Então, como na igreja primitiva, em espírito de unidade e amor possamos seguir para a frente.”
Nenhuma menção é feita a mudança
para a crença da trindade incluída de forma oficiosa nas Crenças Fundamentais
dos Adventistas desde 1931 (fato constato abertamente por George Knight).
Perguntamos: Foi
este comitê tão representativo quanto o de 1894?
Mais tarde foi publicado:
In "An Open Letter to the Church" (Adventist
Review, May 24, 1979), the
president of the General Conference, Neal C. Wilson, announced the
intention of the denomination to convene a representative group "to survey
and study difficult theological issues" and share the results with
the church. This group, the Righteousness by Faith Consultation, consisting of
145 members, was appointed and met in Washington, D.C., October 3-4, 1979.
Esse é o início da preparação
das 27 doutrinas depois aprovadas em Dallas, Texas, na Assembéia de 1980, e que
tornaram OFICIAL a doutrina da Trindade. Neal Wilson evitou tratar
diretamente do assunto, apenas fazendo referência genérica sobre a “natureza de
Cristo” como um dos assuntos a serem tratados (assinalado em vermelho em sua
carta aberta).
O
Presidente da Conferência Geral, Neil Wilson temendo uma discussão
pública do assunto “Trindade”, fez os delegados presentes na Assembléia
aprovarem a mudança na forma de um livro com 450 páginas.
Não foi informado aos
presentes naquela Assembléia que entre aquelas 27 doutrinas existiam algumas
radicais mudanças nas crenças que um dia foram defendidas e pregadas por nossos
pioneiros. Não lhes foi explicado que eles estavam por votar uma doutrina que
havia sido criticada e combatida por muitos anos por homens com Thiago White,
esposo de Ellen White, e que por três vezes foi o presidente da Conferência
Geral. Não lhes foi dito que eles estavam por tornar oficial a doutrina
Católica da trindade.
Não se discutiu o
mérito e num simples gesto de levantar as mãos, se tornou oficial na Igreja
Adventista a doutrina Católica da Trindade, segundo o Credo de Constantinopla
do Terceiro Século da Era Cristã.
Esta “oficialização” da
doutrina da Trindade é algo relativamente recente (24 anos atrás – base 2004),
e com toda certeza existem por todo o mundo adventistas ainda vivos que
participaram desta Assembléia como delegados que podem nos dizer como
procederam a aprovação desta doutrina (algo muito fácil de se checar!).
Toda a história que
vimos até agora pode ser confirmada na introdução do livro “Crenças
Fundamentais dos Adventistas do Sétimo Dia” (pág.4 da edição em castelhano):
[ATENÇÃO: É
importante notar que nada é dito no texto acima que as declarações que foram
publicadas em 1931 possuíam algumas significativas e importantes diferenças em
comparaçãp com as declarações impressas até o ano de 1914.]
Havia, desde os anos 1919 uma
controvérsia entre os pastores sobre a questão da trindade (a técnica utilizada
era de silenciar todos os que chamavam à atenção sobre o assunto). A
administração sempre teve medo de discutir com os membros qualquer doutrina da
igreja. Desta forma, o mínimo que os membros desta igreja poderiam esperar de
seus administradores era que essa discussão fosse feita pela própria
administração, mas de maneira honesta, específica e ampla. --- NADA
DISSO ACONTECEU !
Pelo o que acabamos de constatar
a mudança foi da forma mais dissimulada e discreta possível.
Aprovar a doutrina trindade foi o
“pivô” de toda encenação e a razão porque um novo livro das doutrinas estava
sendo introduzido na igreja.
Quando votaram na Assembléia de 1980
em Dallas, Texas, foi formalmente e EM CONJUNTO, sem qualquer oportunidade para
discussão das doutrinas em separado, e muito menos uma clara exposição que
estavam fazendo mudanças na doutrina da igreja.
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