3) Como Aceitar Esta Mudança?
Será que o argumento
que nossos doutores e pastores estão usando para justificar a mudança de
não-trinitarianos para trinitarianos é válido? Eles afirmam que nossa doutrina
mudou porque os conceitos dos pioneiros estavam errados. Mas se isto é verdade
por que Ellen White afirmou:
“Os pontos principais da nossa fé, tal
como temos hoje, foram firmemente estabelecidos. Ponto por ponto foi claramente
definido e toda a irmandade veio em harmonia. A inteira congregação de crentes
está estabelecida na verdade. Há aqueles que vieram com estranhas doutrinas,
mas nós não tememos encontrá-los. Nossa experiência foi maravilhosa e
estabelecida pela revelação do Espírito Santo.”
Ellen
White - MS. 1903
E mais:
“Nós não podemos aceitar as palavras daqueles que trazem mensagens contradizendo os principais pontos da nossa fé. Eles juntam um mundo de textos e uma pilha de provas que sustentam as suas teorias. Isso tem acontecido sempre nos últimos 50 anos. Enquanto as Escrituras são a Palavra de Deus e devem ser respeitadas, se o que eles mostram altera um pilar do fundamento que Deus tem sustentado nesses passados 50 anos, é um grande engano. Os que recebem essas explicações sabem das maravilhosas demonstrações do Espírito Santo, que nos deu poder e força nas mensagens do passado, que vieram ao povo de Deus.”
Ellen
White, 1905, Manuscript Release No. 760: The Integrity of the Sanctuary Truth,
pages 18-20
E ainda mais:
“Nenhum alfinete deve ser removido no que o
Senhor estabeleceu. Nós encontraríamos segurança em menos do que o Senhor nos
tem dado nesses últimos cinqüenta anos?”
Review
and Herald, 05/Maio/1905
Mas apesar de todas estas
claras e específicas orientações para não mudarem aquilo que o Senhor havia
estabelecido, Ellen G. White foi orientada pelo Senhor para revelar a seguinte
advertência profética:
“A mensagem do Senhor claramente nos adverte: O inimigo das almas nos
trás a impressão que uma grande reforma está tendo lugar entre os Adventistas
do Sétimo-dia, e essa reforma consistiria em abandonar as doutrinas que são as
bases da nossa fé, num processo de reorganização. Em que essa reforma que teria
lugar vai resultar? Os princípios da verdade que Deus na sua sabedoria tem dado
a igreja remanescente seriam descartados. Nossa religião seria mudada. Os
princípios fundamentais que tem sustentado a obra nos últimos 50 anos seriam
tidos como erro. Uma nova organização seria estabelecida. Livros da nova
ordem seriam escritos. Um sistema de filosofia intelectual seria introduzido.
Os fundadores desse sistema iriam às cidades e fariam um maravilhoso trabalho.
O sábado de fato seria relaxado, na forma como ele foi criado. Nada resistiria
ao novo movimento. Ele criaria dependência na força de homens, que sem Deus não
valem nada. A sua fundação seria feita na areia, e a tempestade e o vento
banirão essa estrutura.”
Ellen
G. White, Selected Messages, Book 1, Páginas. 205 e 205
Quando os princípios
fundamentais estabelecidos nos últimos 50 anos sob a orientação do Senhor
estivessem sendo mudados, sua orientação específica é que os pioneiros falassem
sobre os fundamentos de nossas crenças mediante a reimpressão de seus escritos:
“Quando o homem
vier mover um alfinete do nosso fundamento o qual Deus estabeleceu pelo seu
Santo Espírito, deixe os homens de idade que foram os pioneiros no nosso
trabalho falar abertamente, e os que estiverem mortos falem também,
reimprimindo os seus artigos das nossas revistas. Juntemos os raios da divina
luz que Deus tem dado, e como Ele guiou seu povo, passo a passo no caminho da
verdade. Esta verdade permanecerá pelo teste do tempo e da experiência.”
24 de
Maio de 1905 - Manuscript Release Vol.1, pág.55.
E
depois reforçou:
“Permita os pioneiros identificarem a verdade.-
Quando o poder de Deus testifica o que é a verdade, essa verdade deve
permanecer para sempre como verdade. Não depois de suposições, contrárias a luz
que Deus tem dado para ser recebida. Surgirão homens com interpretações das
Escrituras que para eles é a verdade, mas não é a verdade. A verdade para esse
tempo Deus tem dado como um fundamento para a nossa fé. Ele Mesmo nos falou a
verdade. Um após outro vai aparecer com uma nova luz que contradiz a luz que
Deus tem dado pelo seu Santo Espírito.”
Ellen
White, 1905, Counsels to Writes and Edictores, págs. 31 e 32
Diante
dos fatos apresentados, não fica muito difícil saber o que ela estava querendo
dizer quando escreveu:
“Haverá, mesmo entre nós, mercenários e lobos
disfarçados em ovelhas que persuadirão [alguns do] rebanho de Deus a sacrificar
a outros deuses diante do Senhor. ... Jovens que não se acham estabelecidos,
arraigados e firmados na verdade serão corrompidos e desencaminhados pelos condutores
cegos dos cegos; e os ímpios, os desdenhadores que duvidam e perecem, que
desprezam a soberania do Ancião de Dias e colocam um falso deus sobre o trono,
um ser de sua própria invenção, um ser completamente tal qual eles mesmos -
estes instrumentos estarão nas mãos de Satanás para corromper a fé dos
incautos.”
Mensagens Escolhidas, Vol 3, pág.398.
Nota:
Novamente, destacamos que os fatos que aqui foram
mencionados parece que só são ignorados pela maioria dos Adventistas,
pois até mesmos os Evangélicos conhecem bem esta história, como pode ser
constatado neste texto retirado do site da Igreja Cristã de Deus (Christian
Churches of God).
É interessante também observar
que neste texto não-adventista está relatado de forma bem fundamentada que o
Unitarismo e a guarda do Sábado eram as características das igrejas cristãs
primitivas.
“A Igreja Cristã foi dividida em
dois grupos, os Unitarianos e Trinitarianos, somente a partir do concílio do
quarto século. Nos dois primeiros séculos, todos eram unitarianos e acreditavam
que Cristo era o grande Anjo do Velho Testamento. Os Trinitarianos ainda não
existiam no Cristianismo. Eles eram pagãos adorando em Roma, Júpiter, Juno, e
Minerva, a Virgem Imaculada.
..............................
Depois, a Trindade foi adotada de
Constantinopla em 381, e a fé rachou novamente. Esta grande rachadura culminou
com a introdução da Páscoa no Segundo Século. ...
Os Unitarianos mantiveram-se em
guerra com os Trinitarianos por alguns séculos...
Os Unitarianos eram também
guardadores do Sábado. Eles eram erroneamente chamados de Arianos. A
família do profeta Maomé era dessa linhagem Sabatista.
No quarto século, a Igreja
Abissiniana enviou seu arcebispo Mueses para a China através da Índia. Ele
estabeleceu o Cristianismo na China, que eram Unitarianos guardadores do
Sábado...
Na Reforma, a Igreja Unitariana se
dividiu em dois ramos. Um foi o elemento Unitariano radical, o qual veio de
grupos Protestantes e guardam o Domingo e os feriados católicos. O outro
elemento veio da Igreja Valdense pré-Reforma, eles eram Sabatistas. Seus
descendentes estão na Europa atualmente...
Este sistema radical Unitariano
nega a pré-existência de Cristo e, em termos históricos, é uma inovação
relativamente recente...
Até a poucas décadas, bem recentes,
todas as igrejas guardadoras do sábado eram não-trinitarianas. Os Adventistas do Sétimo Dia tornaram-se
trinitarianos, formalmente, somente em 1978 [quando a Comissão Executiva da Associação Geral aprovou a relação de
27 doutrinas fundamentais, oficializada na Reunião da Associação Geral de 1980]...”
Tradução: Marcelo Gomes.
Edição: Robson Ramos.
Fonte: http://www.logon.org/english/s/p060.html
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